Diálise Peritoneal: A vida é uma aula

O Nefrologista, após analisar os exames, diz:

Os seus rins estão com a mínima capacidade de funcionamento. O senhor precisa escolher entre a hemodiálise e a diálise peritoneal. Estude o que considera melhor e depois decida.

Vocês sabem o que é diálise peritoneal?

Alguns não sabem. Eu também não sabia até há pouco tempo, quando o médico pediu para eu fazer a opção. Tanto quanto à hemodiálise a diálise peritoneal serve ao mesmo propósito: executar as funções dos rins que estão com insuficiência crônica, quase inoperantes.

Saí baqueado da consulta. Apesar de saber que era normal ao portador de doença renal crônica. Mesmo assim, a notícia choca!

Decisão tomada: diálise peritoneal em domicílio. Agora o treinamento de uma semana.

Instruções do enfermeiro que dá o treinamento, conforme o meu leigo entendimento:

Em primeiro lugar, sempre, isso tem que ficar bem gravado: Drenagem.

O cateter implantado no sub abdômen é conectado à mangueira.

Os rins, filtros, insuficientes para a sua função, depois de lesionados não mais se regeneram, prescreve a Medicina, daí a necessidade da diálise peritoneal. O líquido alojado no peritônio carrega “impurezas” e precisa ser substituído. Este líquido que é drenado vai para baixo pela força da gravidade e se aloja na bolsa inferior. O melhor é esvaziar totalmente, dure o tempo que durar. Fecha-se o clamp da drenagem e o cateter, então, lá da bolsa instalada no Alto, pela força gravitacional, faz a infusão da nova solução.

A infusão é mais rápida. Depois, desconecta-se tudo e a permanência interior do novo, alongada, propicia-lhe ritmo normal até a próxima operação.

Nenhuma máquina comanda o processo – tudo manual. Há apenas uma peça que funciona como organizador. Controla a drenagem e a infusão, por ele passam as mangueirinhas das duas bolsas, da inferior vazia que fica ao nível do chão no início e cheia no final da drenagem e da superior instalada no Alto cheia no início e vazia no final da infusão.

Sob uma nova ótica

A observação dos processos de “diálise peritoneal” cristalizou conceitos importantes.

É preciso esvaziar-se de si por completo para que Deus ocupe todo o espaço do seu ser. É o primeiro passo, sempre, para quem deseja ser cristão. Significa esvaziar-se por completo do ciúme, do orgulho, do egoísmo, enfim do “eu” para abrir espaço ao Amor que vem do Altíssimo!

A caridade (o Amor) é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante. (I Cor 13,4)

Primeiro é preciso fazer drenagem das tendências e vontades humanas antes de pedir a presença de Deus em nossa vida. Ele é sempre presente. O passado, o presente e o futuro são dimensões da vida humana. Deus é. O tempo de Deus é todo o tempo. Sem começo e sem fim. É eternidade.

Esse processo do esvaziamento ou drenagem é um tanto quanto demorado. Exige disponibilidade, paciência e resignação, como outras passagens difíceis na nossa vida.

Lembro-me bem, do espírito imundo que sai da casa, mas não encontrando lugar para descanso, volta e encontrando a casa vazia, lá se instala com mais outros sete, piores do que ele. (Mateus 12, 43-45 e Lucas 11, 24-26)

A casa deve ser sempre livre de tudo que é tóxico e impuro. Cheia de Deus para que o inimigo nela não se instale.

Na diálise o líquido novo, a solução pura que substituirá a que carrega substâncias nocivas excedentes do corpo é o bem se instalando. E procede do Alto (da bolsa cheia que irá preencher o peritônio). Há, então, o processo de infusão que nos lembra a infusão do Espírito Santo através dos sacramentos, especialmente, pelo Batismo que é o sacramento da iniciação cristã.

Tudo isso recorda o conselho: Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra (Colossenses 3, 2).

E por aí vai à imaginação e o olhar teológico do escriba.
Sim. É isso mesmo!

A vida é aula. Do nascer ao por do sol, há sempre um aprendizado.

Apesar de a vida apresentar lição constante, nem todos prestam atenção às aulas. Tem gente que fecha os olhos, nada pergunta, não pesquisa, desliga-se e, por isso, nunca aprende. E o pior de tudo, põe a culpa no Professor. Esquece-se da postura que a vida exige. A lição é dada, o ensinamento presente, se há ausência do aluno o processo fica inconcluso.

Na volta da Clínica para casa, um novo estalo bíblico: Não posso me esquecer da cura dos dez leprosos (cf. Lucas 17, 12 – 19) proclamo como o samaritano, o único dentre os dez que volta para agradecer a Jesus que operou a cura.

Obrigado, Senhor!
Por todo o conforto e resignação que a Sua Graça me proporciona.

Agora, uma indagação:
Você tem refletido sobre os acontecimentos de sua vida à luz da Palavra de Deus?

Separamos outros artigos que talvez possa interessar

54 respostas em “Diálise Peritoneal: A vida é uma aula”

Irineu, amigo querido!!!!
Que dádiva poder entender os desafios físicos como presentes de Deus para seu processo evolutivo, para a compreensão de Deus atuando em sua vida!!!!

Irineu só você pra fazer essa perfeita analogia! Homem de Deus que sabe tocar os corações com as palavras certas. Que possamos também nos esvaziar de tudo que nos afasta do Senhor, pra sermos preenchidos por sua Graça que nos fortalece e renova.

Deus é bom o tempo todo.
E mesmo diante do sofrimento, você encontrou forças e com muita sabedoria, nos fez refletir na vida. Coragem sempre, Deus e contigo.

“A vida é aula. Do nascer ao por do Sol há sempre um aprendizado”.
Muito bom meu amigo Irineu, sempre nos surpreendendo com a realidade e nos fazendo refletir. Deus fortaleça sempre a sua fé!

Caríssimo Irineu Uebara, irmão de luta no cotidiano e no programa Familia, Fonte de Amor e Vida, que vai ao ar todo os domingos das 14 às 16 horas, pela Radio 9 de Julho de São Paulo. FALAR SOBRE UM AMIGO TALENTOSO DE CORAÇÃO GENEROSO É COMO RECONHECER QUE AS COISAS DE DEUS SÃO DESTINADAS AO BEM DOS HOMENS. É fácil, simples e nossa consciência nos impulsiona, também para o ado bom da vida. Você amigo, consegue sempre enaltecer as coisas de Deus e, com isso, fazer verter água da pedra bruta. A mesma estrada que foi percorrida por tanta gente, se percorrida por você, se apresentará, como que num passe de mágica, como um palco de áreas maravilhosas e floridas. Obrigado, por haver me dado a oportunidade de conhecê-lo e ter tido a oportunidade de poder chamá-lo AMIGO! Rubens.

Querido amigo Irineu!
Que lição de vida, essa analogia foi perfeita nos tocou profundamente.
Sua espiritualidade é emocionante e inspiradora, estamos unidos diariamente em oração. Obrigado por esses ensinamentos. Abraços, Zilda e Armando.

Querido amigo Irineu, sempre ouvi que Deus dá as maiores batalhas aos seus melhores soldados. Você tem a fé necessária para a aceitação e uma luz que irradia quando estamos ao seu lado. Estaremos em oração. Obrigada por sua amizade. Deus te abençoe. 🙏

Grande Irineu! Perfeita reflexão do procedimento com a Palavra. Só quem Tem intimidade com Deus poderia ter essa grandeza! Não me espanta a bela meditação, pois conheço a sua espiritualidade, mas me encanto sempre!
Deus o bençoe!

O senhor me inspira e cada palavras sinto suas forças . Você é um homem maravilhoso tanto como pai como esposo exemplar eu me orgulho de vc pai

Irineu, pessoa que aprendi a respeitar e espelhar minhas ações mesmo antes de conhecer .
Na minha opinião, cabe uma celebre frase do Pedre Vieira ” Há homens que são como velas ; sacrificam – se, queimando -se para dar luz aos outros” , este é você.

Irineu meu irmão sempre quis ter essa sua fé. Estou tentando creio que para se ter fé
é a gente exercitar todos os dias mas é difícil o caminho eu sei mas aos poucos estou conseguindo limpar as minhas mágoas e ódios para dar lugar ao perdão e tbm pedir pra ser perdoada aos poucos estou conseguindo me perdoar. E perdoar tbm as pessoas que me magoaram. Seus textos sempre me fazem refletir sobre tudo. Grata.

Querido Irineu.
Aprendizado, admiração e inspiração é o que me fica da leitura da sua crônica. Obrigada, amigo, pela fé e pela coragem!

Caro amigo e compadre Irineu.
Que bela reflexão!
Perceber a ação de Deus em todos os momentos, mesmo nos mais difíceis.
Que possamos esvasiar-nos de nós para que o Senhor imperar em nossa vida.
Que Ele te abençoe!
Permanecemos em oração.

Meu querido e grande amigo Irineu, Deus só dá grandes batalhas a grandes gladiadores, e será como Davi diante de Golias, com O senhor ao seu lado a vitória é certa…
Parabéns pelas lindas e sábias palavras.

Diálise peritoneal. Como diz Dr. Irineiu -tbm ñ é minha praia, porém amei o texto. Destaco: 1Cor 13,4 (L. Urbana cata Paulo e bem…), o tempo de Deus é todo tempo, coisas do alto(Pe. Léo) e lindo ser grato… mui grato pelo carinho e parabéns pelo rico aproveitando tempo pra falar do AMOR. c’f

IRINEU
Parabéns pela resignação e pela fé inabalável que você tem.
A gente com fé e perseverança vai removendo as dificuldades e sempre limpando nosso organismo,tão qual a diálise peritoneal.
Quê você continue com esta fé e está força que só O PAI maior pode nos dar

Irineu
Este texto contém mensagem que realmente edifica, obrigado por compartilhar.
É um privilégio tê-lo como amigo.
Estou sempre orando por você.
Abraços.

Parabéns amigo pelo artigo e história de vida ! Só uma pessoa abençoada como você, poderia tirar do próprio sofrimento, um exemplo de fé e resignação.
Que Deus, em sua infinita bondade, possa operar infinitas graças neste ser maravilhoso, neste nosso querido amigo.
Senhor! Senhor!
Eu creio, mas aumentai a minha fé

Realmente a vida nos oferece constante aprendizado. Com tudo que nos acontece. Cabe a cada um de nós beber dos ensinamentos. E tocar em frente com aquilo que Deus nos dá. E você o faz como ninguém . Grande e fraternal abraço. Quisera ter sua sapiência

Muito bom meu amigo Irineu, suas palavras iluminam nossos caminhos, sua vida é uma lição de vida. Obrigado meu amigo.

Pai, sob a ótica do mundo mundano, você teria tudo para ser (brevíssimo curriculum do Autor: Letras e Direito na USP, Contabilidade e Administração, aprovado em concurso público federal para o cargo de Fiscal, ascensão profissional até o cargo de Diretor em Empresa/Banco, Teologia na PUC, etc.), justamente o oposto do que é: justo, humilde e temente a Deus! Infelizmente, a sociedade como um todo, dá mais valor para o que a pessoa tem – financeiramente falando – e não pelo que realmente ela é e representa em nossa breve vida terrestre e espiritual. Eu sou privilegiado, pois como seu filho, tive de tudo: bens materiais, estudo e, principalmente, exemplo familiar e ensinamento espiritual. Sobre a diálise peritonial, propriamente dita, só tenho uma coisa, importantíssima, a dizer: MARIA passa na frente…sempre presente em sua e em nossas vidas!!! Que Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, continue te purificando e abençoando, seja através da diálise, seja através do belíssimo dom da escrita. TE AMO!

Parabéns, Irineu, mais um belo exemplo, de fé, resignação etc…, Faz com que todos nós façamos a nossa diálise. Removendo todas as nossas impurezas morais. Ou seja que façamos a nossa transformação. A Luz da Doutrina de Jesus. Abraços

Irineu, meu irmão na fé, profunda sua analogia. Obrigada por dividir conosco.
Nós, sexagenários, quanto já nos esvaziamos para entrar em conformidade, inclusive no aprimoramento da nossa fé.
Lembrei-me da primeira aula do curso de Teologia onde os professores pediam para que nos esvaziássemos assim poderíamos absorver melhor os ensinamentos. ( Que curso !!! )
Aprimoramos nossa fé e desde então nossa lente é outra para todos os momentos de nossas vidas, mesmo nos mais difíceis percebemos Deus agindo em nós.
Abraços 🤗

Linda analogia entre a questão teológica e sua situação médica. Poucos seriam capazes de fazê-la. Você, realmente, é uma pessoa abençoada. Parabéns!

Caro amigo Irineu,
Parabéns pelo excelente texto e pela ótima analogia entre a sua experiência pessoal e os ensinamentos sagrados.
Sua mensagem é clara e objetiva.
Aprendo cada dia mais.
Obrigado

Pai Irineu, uma coisa que eu aprendi em você sempre foi a Fé. Lendo sua experiência de vida, me coloca na dimensão de não se abandonar nas suas mãos próprias mas sempre se colocar nas mãos de Deus. Isso fortifica nosso interior e nos dá a força de sempre caminhar com Deus no amor e na caridade. Conclusão: nós não podemos nada só Deus que pode todo em nós. Obrigado sempre pela essa bela experiência.

Parabéns sr. Irineu, como sempre o dom da oratória que Deus lhe concedeu , mesmo diante das dificuldades físicas, tirando aí uma lição para vida espiritual.
Que o Espírito Santo opere com poder na sua vida🙌🙌🙌

Parabéns, Irineu pela excelente reflexão. Fiquei emocionado, principalmente, por ter a honra de conviver com você que nos ensina todos os dias o sentido da vida. Para Deus nada é impossível. Grande abraço. Amém

Me admiro muito com o sr.
Conseguiu tirar da dor uma grande lição, o que não é tarefa fácil, parabéns pela crônica e por ser um guerreiro!

Querido amigo obrigado por compartilhar os seus testemunhos de vida e de fé com todos nós.
Gratidão por tudo, que Deus vos abençoe cada vez mais e mais com muita saúde, alegrias e muita paz que você continue sendo o instrumento de Deus aqui na terra para levar a luz para quem precisa te admiramos muito amigo.

Parabéns !!! como sempre fantástica a sua crônica, infelizmente reclamamos muito. Da vida, do dia dia e mesmo sem estarmos doentes , falo por mim mesma, e o Sr , com problemas de saúde, nos da essa aula de vida , amor e consciência em Deus . obrigada sempre

Bom dia precisamos aprender a olhar o dia a dia , como uma dádiva , pois mais um dia Deus nos dá a chance de Agradecer pelo dom da vida , tudo que passamos é ensinamento para mais próximo dele estarmos com Fé e amor ,Parabéns

Esse relato tem muito a ver comigo, nem sempre me fortaleço no Pai apesar de ter fé. A paciência é a química para tempo presente de Deus em nós e as vezes esquecemos. Irineu és homem de Deus, sua fé e dedicação ao próximo alegra o Pai. Na vida temos passagens difíceis, com ajuda de Deus fica mais leve e suportamos nossa carga. Irineu aprendo, reflito e pratico suas vivências sortidas de bênçãos. PARABÉNS.

Meu grande amigo, rezo por você todos os dias.
Cada um tem sua cruz, mas Deus está sempre ao nosso lado como bom Cirineu nós ajudando a carregá-la.
Que Deus continue te abençoando.

Irineu, sempre é uma oportunidade de crescimento atentar às suas reflexões.
Fantástica observação!

Esvaziar de si mesmo para o Poderoso ter o seu lugar. Deixar Deus ser Deus em nós.

Somente os dons do Espírito Santo proporcionam tanta resignação e sabedoria. Você é um filho ungido. Deus continue abençoando a vossa vida.

Meu caro Irineu; como dizem: Deus dá o fardo na medida em que a pessoa possa carregar. E para chegar no peso ideal, leva-se em conta, o entendimento, a aceitação e, principalmente, a fé Nele. Abraços.

Irineu querido, amado de Deus! Me emocionei demais com suas palavras. Não entendemos os desígnios de Deus, o pq e para que…mas eu creio em milagres. Vc está nas minhas orações. Q Deus continue te cuidando e abençoando para passar por essa provação q todos temos q enfrentar na vida. Um abraço carinhoso❤

Diálise peritoneal. Como diz Dr. Irineiu -tbm ñ é minha praia, porém amei o texto. Destaco: 1Cor 13,4 (L. Urbana cata Paulo e bem…), o tempo de Deus é todo tempo, coisas do alto(Pe. Léo) e lindo ser grato… mui grato pelo carinho e parabéns pelo rico aproveitando tempo pra falar do AMOR. c’f

Caro Amigo Irineu, lindo seu testemunho de um homem de Deus, de fé. Suas palavras nos mostram que Deus mesmo na dor, na dificuldade usa de quem se deixa usar e iluminar, para iluminar o caminho do próximo que necessita que esse amor venha a tona e transforme a vida de tantas pessoas. Irineu que Deus te ilumine e abençoe e que as suas dificuldades se transformem em saúde, vida, para continuar sendo colaborador de Deus.

Sim Irina sempre peço nas orações “Senhor esvazia-me de mim e toma o seu lugar”. Sua comparação foi brilhante. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *